sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Programa Nascentes: maior iniciativa de restauração ecológica de SP | São Paulo

26/02/2018
in São Paulo

Criado para ampliar a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, o Programa Nascentes tem destaque na gestão eficiente das áreas próximas aos cursos d’água em São Paulo.

A maior iniciativa de restauração ecológica do Governo do Estado, instituída em 2014 e anteriormente conhecida como “Programa Mata Ciliar”, direciona investimentos públicos e privados por meio de uma rede que envolve 12 secretarias estaduais de Governo, proprietários rurais, restauradores, empresas, gestores municipais e sociedade civil.

O projeto está voltado à proteção de matas ciliares, nascentes e regiões de recarga de aquífero, bem como ao aumento da cobertura de vegetação nativa em mananciais, além do plantio de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais.

“É importante pensar na disponibilidade hídrica, mas também na boa gestão, para evitar tanto a falta d’água quanto as enchentes. A saúde da bacia deve ser considerada quando se fala em administração de médio e longo prazo”, explica Helena Carrascosa, coordenadora do Programa Nascentes na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pasta que concentra grande parte das atividades.

De acordo com a coordenadora, que também é engenheira agrônoma, a conservação do solo, por meio da restauração das matas ciliares, representa um dos principais pontos da iniciativa, por causa da importância da vegetação nativa para regularizar a vazão de rios e lagos. “Devemos analisar o presente e pensar na infraestrutura verde, que amplia a vida útil dos reservatórios. Para isso, precisamos da ação conjunta dos parceiros locais”, acrescenta.

Plantio

O programa articula órgãos do Governo do Estado para identificar proprietários rurais com áreas prioritárias ao plantio de árvores, com vistas ao financiamento das ações por empresas e pessoas que têm passivos ambientais. Por exemplo, o proprietário rural Adelmo Santi, da cidade de Joanópolis, na região do Sistema Cantareira, possuía um terreno com área de cultivo que precisava ser legalizada, próxima a um curso d’água.

O agricultor recebeu a visita de uma empresa que prospecta áreas para plantio de mudas e promove a legalização do espaço. Após conversas e orientações, a lavoura foi substituída por árvores que auxiliam na conservação do solo e melhoram a qualidade da água. “A manutenção dos recursos hídricos é importante porque não vivemos sem água. Os técnicos ligados ao programa fizeram estudos antes do plantio e ajudaram na restauração da área”, destaca Adelmo Santi.

Mais de 12,7 milhões de mudas foram plantadas desde o início das atividades do Programa Nascentes, presente em 142 municípios paulistas. São 7.667 hectares em processo de restauração, o que equivale a 10.738 campos de futebol. Nesse processo, as empresas restauradoras têm o papel de cadastrar áreas (que integrarão uma “prateleira de projetos”), elaborar os estudos para a inserção das mudas, além de plantar e realizar a manutenção dos locais, com vistas também à segurança hídrica.

Espécies

Entre as espécies nativas que se desenvolvem nos espaços verdes, destacam-se o Amendoim Bravo, Açoita-Cavalo, Angico, Araçá, Cedro Rosa, Ingá, Ipê, Pau Viola, Pitanga, Tamboril, Unha-de-vaca, Jenipapo e Jaracatiá.

“O projeto é muito bem estruturado, pois ajuda diretamente na adequação das pequenas propriedades em São Paulo”, avalia o geógrafo José Bonilha, proprietário da empresa Da Serra Ambiental, que elabora e executa projetos de restauração florestal. A organização já realizou o plantio de 525 mil mudas em mais de 150 hectares.

Segundo o geógrafo, a iniciativa envolve toda a cadeia de agentes voltados à preservação do meio ambiente. A participação da empresa, presente diretamente no projeto desde 2017, rendeu frutos e o quadro de colaboradores foi duplicado em um ano, chegando a 28. “Auxiliamos na adequação das áreas, redução dos passivos e na conservação do meio ambiente”, afirma.

Diferencial

O programa tem como um dos diferenciais a conversão de multas em ações para a preservação ambiental. Até 90% do valor consolidado das infrações identificadas pelos órgãos fiscalizadores podem ser convertidos em serviço ecológico. Para isso, é preciso firmar um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental.

O devedor pode adotar um projeto de restauração pré-aprovado pela iniciativa ou criar o próprio. Desse modo, o passivo é convertido em benefícios ao meio ambiente, por meio de financiamentos ao plantio, com resultados positivos para a sociedade paulista.

“O Programa Nascentes é só o primeiro passo”, destaca o secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin. “Queremos que toda a sociedade participe também das ações e das iniciativas lançadas pela pasta”, conclui.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/programa-nascentes-maior-iniciativa-de-restauracao-ecologica-de-sp

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.